Comprar imóvel à vista ou financiado?

mulher com dinheiro e um cartão com dúvida

Índice

Caso você esteja se planejando para adquirir a casa própria, a dúvida sobre comprar imóvel à vista ou financiado já deve ter surgido em sua mente.

Isso ocorre porque há muitos fatores que devem ser analisados antes de chegar há uma conclusão, pois a resposta irá variar de pessoa para pessoa.

Afinal, a realidade de cada indivíduo é única, portanto, tudo varia de acordo com as condições financeiras.

Exatamente por isso viemos abordar esse assunto e te auxiliar a compreender qual a melhor forma de comprar o seu imóvel.

Confira a seguir os temas abordados nesse texto:

  • Quando é melhor comprar à vista?
  • Quando é melhor financiar?
  • Como tomar a melhor decisão?

Quando é melhor comprar imóvel à vista?

A principal vantagem da compra à vista é que não há os juros, afinal a taxa de juros são altas e podem variar conforme o tempo.

Assim, ao comprar um imóvel à vista você foge dessa realidade e paga o valor real do imóvel, sem qualquer alteração futura.

Outra questão sobre a compra à vista é a maior tranquilidade de ter imóvel quitado, portanto, independente do futuro você já conquistou o seu imóvel.

Isso porque ao quitar o seu imóvel um desemprego por exemplo, não comprometeria a compra do imóvel como aconteceria no caso do financiamento.

Uma vantagem também que atraí muitos clientes é a possibilidade de desconto na compra à vista de pelo menos 5% do valor.

Entretanto, apesar dessas questões é necessário avaliar as duas situações: você já possuir o valor e você ainda não o ter.

Porque se você já tiver o valor é necessário pensar se vale a pena investir todos os seus recursos em um único bem ou aplicá-lo e o rendimento cobrir as parcelas de um financiamento por exemplo.

Se você ainda estiver juntando o valor ou deseja se planejar para juntar também é preciso analisar a sua realidade, pois é necessário tempo e disciplina para juntar a quantia.

Além de que, o valor dos imóveis é mutável por conta da situação do mercado, dessa forma o valor pode tanto aumentar e ser necessário mais tempo.

Por último, um ponto esquecido na compra à vista é que além do dinheiro do imóvel em si, é preciso ter o valor da documentação e para uma possível reforma se necessário.

Quando é melhor financiar ?

O financiamento por sua vez também oferece suas vantagens como por exemplo o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O FGTS pode ser usado no primeiro imóvel para a entrada ou para amortizar a dívida, diminuindo os juros e o tempo do financiamento.

O valor das parcelas do financiamento cabe no seu bolso, pois para ser aprovado é feita uma análise da renda.

Assim, o valor gasto em um aluguel é o mesmo das parcelas de um imóvel que será seu no final.

Contudo, a principal vantagem do financiamento é adquirir o seu imóvel mais rapidamente do que juntar todo o valor como na compra à vista.

Apesar dos juros encarecerem o imóvel, há programas do governo que oferecem taxas de juros inferiores às do mercado.

Se você for adquirir o imóvel para investimento o financiamento também é a melhor maneira, pois é possível colocar o imóvel para alugar.

Assim, o valor do aluguel pode quitar o valor das parcelas do financiamento, e você não investiu toda uma quantia em um único investimento.

Como tomar a melhor decisão?

De fato, tomar a melhor decisão é algo complicado, afinal são muitos aspectos para se considerar.

Portanto, o ideal é você entendendo a sua realidade analisar todos as vantagens e desvantagens apontadas aqui em nosso texto.

É importante frisar que também é possível fazer um misto das duas formas, por exemplo dar um grande valor de entrada e fazer o restante em um financiamento.

Assim, o valor das parcelas seriam menores e igualmente os juros, desse jeito você teria as vantagens das duas modalidades.

Então, ao analisar e chegar na sua conclusão conte com a Marcello e Oliveira para conquistar a sua casa em Jundiaí ou o seu apartamento em Jundiaí.

E aí gostou do tema sobre Comprar imóvel à vista ou financiado ? Comenta aqui pra gente! Assim podemos fazer cada vez mais matérias em nosso blog.

Aproveita e acompanha a Marcello e Oliveira nas redes sociais: Facebook, Instagram e no Youtube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *