Vantagens de comprar uma casa na planta

Vantagens de comprar uma casa na planta

Índice

Com a busca pela realização do sonho de ter a sua casa própria, muitas pessoas optam pela aquisição de um imóvel ainda na planta.

Ou seja, compram a sua casa ou apartamento antes da construção iniciar. Esse tipo de negócio oferece muitos benefícios.

E se você deseja saber quais são todas as vantagens de comprar uma casa na planta continue com a leitura deste artigo.

Confira os tópicos a seguir que serão abordados:

  • Aquisição de um imóvel novo
  • Preço mais acessível e boas condições de pagamento
  • Parcelas iniciais com valores mais baixos
  • Isenção do IPTU até a entrega das chaves
  • Menos risco de problemas devido à documentação em dia
  • Personalização de alguns aspectos e economia com mão de obra
  • Mais tempo para organizar a mudança
  • Imóvel mais valorizado para uma posterior venda

Aquisição de um imóvel novo

Uma das principais vantagens de comprar uma casa na planta é que o imóvel onde você vai residir é novo. Isso significa que possui uma estrutura que nunca foi usada, fabricada com materiais novos, sem desgastes, o que é uma segurança a mais para os moradores.

Afinal, as chances de haver inúmeros problemas, comuns em construções antigas, são muito menores.

Claro que para isso é essencial adquirir imóveis da planta que serão erguidos por construtoras e incorporados de qualidade, com credibilidade no mercado e que tenham outros prédios e casas já finalizados.

Esse é um cuidado importante antes de comprar uma casa na planta, ou seja, visitar outras construções da mesma empresa e até conversar com os moradores antes de fechar negócio.

Além disso, caso haja algum problema estrutural no imóvel, percebido depois da mudança, em geral, dentro de um prazo de cinco anos, a responsável pela construção deve resolvê-lo.

De todo o modo, com esse tipo de compra você tem um imóvel com a parte elétrica e hidráulica totalmente novas, o que também ajuda você a economizar nas manutenções futuras.

E mais, é bem provável que a construção seja moderna e siga as novas tendências da construção civil.

Preço mais acessível e boas condições de pagamento

Os imóveis na planta também costumam contar com um preço mais acessível, se comparados ao valor de um imóvel novo recém-construído. Estima-se, em geral, que ele possa sair até 20% mais barato que uma casa ou apartamento já finalizados.

Além disso, o valor cobrado de entrada é normalmente parcelado, o que pode se estender, em muitos casos, até a entrega das chaves, de acordo com os prazos.

Isto é, o sistema é diferente do que ocorre quando se financia um imóvel por meio de um banco, uma vez que a entrada deve ser à vista.

No entanto, mesmo com esse benefício é importantíssimo colocar tudo na ponta do lápis e avaliar se, no final das contas, você não estará gastando dinheiro demais com os juros.

De qualquer forma, trata-se de uma alternativa para comprar um imóvel mesmo dispondo de um rendimento não muito alto.

Parcelas iniciais com valores mais baixos

Mais uma das vantagens de comprar uma casa na planta é o fato de as parcelas iniciais possuírem valores mais baixos.

Dessa forma, mesmo sem dispor de altas quantias de dinheiro é mais fácil pagar as prestações do imóvel.

Isso é ainda mais benéfico para quem precisa permanecer no aluguel até receber as chaves, sendo que em geral a construtora cobra 30% do valor do imóvel até a finalização da obra.

Depois, o comprador deve quitar os 70% restantes, o que deve ser feito usualmente por meio de um financiamento bancário.

Além disso, durante o período de construção, que gira em torno de um ou dois anos e mesmo de mais em alguns casos, você pode se organizar para o pagamento das parcelas maiores.

Isenção do IPTU até a entrega das chaves

Enquanto o comprador do imóvel não receber as chaves da sua casa, ele não precisa se preocupar com o pagamento do IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana. Mas depois do bem passar para o seu nome essa é mais uma despesa anual que você deve incluir no seu orçamento.

Portanto, mesmo sem ter que pagar esse imposto inicialmente, não se esqueça de se planejar para esse gasto. Outra dica nesse sentido é conferir o quanto você terá que pagar de IPTU no futuro, sendo que essa informação pode ajudar na escolha de um imóvel que caiba no seu bolso.

Menos risco de problemas devido à documentação em dia

Na hora de comprar um imóvel usado é preciso obter uma série de documentos, para saber se está tudo ok e não existem pendências.

O mesmo deve ser feito com o vendedor, analisando a sua documentação, o que é uma regra, principalmente, quando a aquisição ocorre por meio de financiamento bancário.

Por outro lado, ao comprar uma casa na planta, já que ela não teve moradores antes de você, o processo é menos burocrático, poucos documentos devem ser levantados e você não corre o risco de adquirir um imóvel com problemas anteriores.

Mas é preciso estar atento aos documentos necessários quando se compra uma residência na planta, pois eles também existem.

É o caso da promessa de compra e venda, que se trata de um documento que garante a segurança tanto do comprador quanto da construtora.

Aconselha-se ainda buscar informações sobre a construtora e verificar se ela atua de forma regular e está em conformidade com a lei.

Personalização de alguns aspectos e economia com mão de obra

Hoje em dia, se tornou muito comum as construtoras permitirem que os compradores escolham algumas características.

Em especial, ao que diz respeito aos acabamentos, como o piso. Dessa maneira, é possível dizer que outra vantagem de comprar uma casa na planta é a possibilidade de personalizá-la.

Em algumas situações, a empresa que está erguendo o local onde você pretende morar oferece a oportunidade de fazer mudanças até mesmo na medida dos cômodos.

Além de escolher outros atributos de modo que você possa adquirir um imóvel do jeitinho que sempre sonhou.

Já se a construtora entregar o imóvel sem o piso, por exemplo, você pode escolher materiais com preços mais acessíveis e que também ofereçam uma mão de obra mais barata. Existe essa possibilidade e você pode aproveitá-la para economizar dinheiro.

Mais tempo para organizar a mudança

Se você adquirir um imóvel na planta terá o benefício de contar com mais tempo para organizar a mudança.

Afinal, a entrega das chaves pode demorar mais do que um ano, assim você pode planejar e organizar tudo o que é necessário antes de se mudar.

Desse modo, na hora de realizar a mudança você já pode ter uma casa toda decorada e mobiliada, o que é muito melhor do que se preocupar com isso quando já estiver morando no local.

Aproveite o tempo que você tem para buscar móveis, artigos decorativos e outros itens com a sua cara e com um preço vantajoso, ou seja, pesquise bastante.

Imóvel mais valorizado para uma posterior venda

Mesmo que a sua ideia seja a de morar na casa que comprou na planta, existe a possibilidade de mais cedo ou mais tarde você pensar em vender o imóvel.

Nesse caso, é importante saber que a sua venda será muito mais vantajosa, uma vez que se trata de um bem que se valoriza no mercado, principalmente, se for bem localizado.

Por ter uma boa valorização, portanto, você consegue obter um bom lucro com ele, além de certamente vendê-lo com mais agilidade. Estima-se que um imóvel novo custe 50% a mais que um usado.

Por isso e já que você não tem como prever o futuro, prefira adquirir uma residência que tenha potencial para se valorizar no longo prazo.

E aí gostou das vantagens de comprar uma casa na planta? Comenta aqui pra gente! Assim podemos fazer cada vez mais matérias em nosso blog.

Aproveita e acompanha a Marcello e Oliveira nas redes sociais: Facebook, Instagram e no Youtube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *